Você está aqui: Home » Estudos Bíblicos » A Necessidade de Despertamento do Sono Espiritual

Curta e Compartilhe este estudo em uma rede social!

 

 

Rm.13.11

Int.- Fomos escolhidos por Deus para a Salvação. Chamados pelo seu decreto para fazermos parte do Corpo de Cristo. Tirados das trevas para a luz da presença de Deus. Andávamos perdidos, sem rumo, sem direção; sem alegria, sem esperança. Agora em Jesus temos vida, temos alegria, sem esperança, temos gozo no coração. E estamos vivendo a vida cristã em direção ao céu que nos espera.

Em nossa jornada em direção ao céu, passamos por muitos percalços, enfrentamos muitas batalhas, sejam elas: Enfermidades, problemas financeiros, problemas familiares, desânimos, tristezas, frustrações, ansiedades e perseguições. E ainda combatemos contra o inimigo das nossas almas, o diabo, que quer que deixemos de servir ao Senhor e abandonemos a Salvação em Jesus Cristo.

Para vivermos a vida cristã em plenitude é necessário estarmos acordados espiritualmente, estarmos ligados, despertados para as coisas espirituais. Muitos cristãos caem no sono espiritual; numa dormência espiritual; ficam estagnados espiritualmente. Perdem o sabor da vida espiritual; perdem o apetite de servirem a Deus; perdem a alegria da vida cristã; deixam de frutificar no Reino de Deus.

I- Causas que Levam ao Sono Espiritual.

1- Colocar as Coisas de Deus em Segundo Plano.

Mt.6.33- Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.

- Quando a nossa prioridade são os nossos deleites.

Fp.2.21- Porque todos buscam o que é seu e não o que é de Cristo Jesus.

Frase: Toda negligência tem a sua conseqüência.

Mt.6.21- Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

2- A Falta de Oração.

- O que mantém o cristão ativo, dinâmico, cheio de vida é a Graça de Deus. Essa Graça se obtêm na oração.

- A oração é o combustível que mantém a chama espiritual acesa.

- Quando o cristão descuida da oração, ele começa a dormir espiritualmente.

Ef. 6.18- Orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos.

- Paulo aqui está exortando a orar em todo o tempo.

- Seja na adversidade; seja na enfermidade; seja na perseguição; seja em tempo de paz.

- A oração é poderosa para tirar o cristão da sonolência espiritual.

- A oração deixa ativo nosso sistema de vigilância.

Mt.26.41- Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.

3- Deixar de Ouvir a Voz do Espírito Santo.

- Muitos cristãos vão ignorando a voz do Espírito; endurecem o coração e não obedecem o que o Espírito Santo está lhe falando. Então o Espírito Santo começa a se afastar dessa pessoa.

Hb.3.7,8- Portanto, como diz o Espírito Santo, se ouvirdes hoje a sua voz.

Não endureçais o vosso coração, como na provocação, no dia da tentação no deserto.

- O Espírito Santo orienta o cristão para uma vida vitoriosa.

- E se deixamos de dar ouvidos ao Espírito Santo, deixaremos de ter a direção do Espírito Santo em nossa vida e consequentemente viveremos um cristianismo apenas religioso e entraremos numa apatia espiritual, num sono espiritual.

I Ts.5.19- Não extingais o Espírito.

- O Espírito Santo quer nos fazer cheios de vida e de alegria.

- O Espírito Santo é a terceira pessoa da trindade; Ele tem sentimentos como uma pessoa.

Ef.4.30- E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção.

- Quando o Espírito Santo se entristece com um cristão, Ele se afasta e o deixa.

4- A Prática do Pecado.

- O cristão que foi liberto do mundo e alcançou a Salvação em Jesus Cristo; se voltar a cometer pecados como antes, isto lhe cegará os olhos e o tirará da presença de Deus.

Hb.10.26- Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados.
– O cristão que volta a cometer pecados, acaba anulando o sacrifício de Jesus Cristo feito por ele.

- O pecado vão obscurecendo os olhos e a mente, ao ponto de o cristão perder o temor de Deus.

Pv.16.6- Pela misericórdia e pela verdade, se purifica a iniqüidade; e,, pelo temor do Senhor, os homens se desviam do mal.

- Quando o cristão perde o temor do Senhor, ele já não se desvia do pecado.

- Os pequenos pecados, mentiras, enganos, palavras errôneas, vão deixando o cristão adormecido, sonolento e apático.

II- A Palavra de Deus tem o Remédio para o Sono Espiritual.

Ef.5.14- Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.

- O despertar está na pessoa; ela precisa tomar uma posição para o seu próprio bem.

Sl.145.14- O Senhor sustenta a todos os que caem e levanta a todos os abatidos.

Is.60.1- Levanta-te, resplandece, porque já vem a tua luz, e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti.

Rm.12.2- E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Ef.5.18- E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito.

Conclusão: Qualquer cristão que se descuida pode entrar no sono espiritual.; o importante é reconhecer que as coisas não estão bem, e que é preciso acordar espiritualmente. Deus opera mediante a posição do nosso coração; se verdadeiramente se humilharmos e o buscarmos, receberemos o renovo de Deus para a nossas vidas.

Tags:

 

© 2011 Luciano Santos | A Vitória é Nossa Pelo Sangue de Jesus diHITT - Notícias