Você está aqui: Home » Estudos Bíblicos » As cinco filhas de Zelofeade, Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza, instituíram o 1º estatuto da mulher

Curta e Compartilhe este estudo em uma rede social!

 

 

Zelofeade

Um  gileadita   que pertencia a  tribo de Manassés.

Manasses : Filho mais novo de José.

Gileadita - Habitante de  Gileade

Gileade: Uma região montanhosa a leste do rio Jordão com uma altitude média de aproximadamente 1.000 metros acima do nível do mar.

Quando as tribos dos hebreus chegaram à região leste do Jordão, Manassés,  Gade e Rúben decidiram tomar posse  daquele território porque  acharam  que era adequado  para seus rebanhos.

Então Manassés  ocupou  o Norte de  Gileade , Gade, ocupou o Centro e Ruben, ocupou o sul, até  o rio Arnon.

HERANÇA

O  filho primogênito herdava uma porção  dobrada de todas as posses de seu pai, sendo  que o restante era dividido igualmente entre os outros filhos .

Se um homem tivesse duas mulheres, e uma fosse amada por ele, e a outra não,  e o seu filho primogênito fosse da mulher não amada, este filho teria todo o direito da primogenitura (porção dobrada da herança do pai)

Deuteronômio 21.15-17

15  Quando um homem tiver duas mulheres, uma a quem ama e outra a quem aborrece, e a amada e a aborrecida lhe derem filhos, e o filho primogênito for da aborrecida,

16  será que, no dia em que fizer herdar a seus filhos o que tiver, não poderá dar a primogenitura ao filho da amada, adiante do filho da aborrecida, que é o primogênito.

17  Mas ao filho da aborrecida reconhecerá por primogênito, dando-lhe dobrada porção de tudo quanto tiver, porquanto aquele é o princípio da sua força; o direito da primogenitura seu é.

Números 26.33 – Porém Zelofeade, filho de Héfer, não tinha filhos, senão filhas; e os nomes das filhas de Zelofeade foram: Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza.

Em princípio, uma filha não poderia receber a herança do pai.

Em relação as filhas  de Jó , foi um fato excepcional, pois não era costume em Israel.

Jó 42.15 – E em toda a terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos.

Após a morte de  Zelofeade, foi introduzida uma mudança  em Israel, em relação o direito de herança das filhas, assim as filhas foram autorizadas  a herdar, se não houvesse nenhum filho na família, mas mesmo nestes casos, as herdeiras teriam que se casar somente dentro da própria tribo de seu pai.

Através das cinco filhas de Zelofeade, Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza, foi estabelecido dois precedentes legais em Israel.

1º  – Quando o povo foi contado em Moabe para se determinar  a herança que caberia a cada família na Terra Prometida, as jovens, cujo pai  já havia morrido no deserto, apelaram  a Moisés .

Caso a herança tivesse sido determinada solenemente, conforme o costume em Israel, através da linhagem masculina, a família de Zelofeade teria desaparecido e nunca mais se iria ouvir falar nos nomes desta cinco jovens, determinadas, corajosas, que não abriram mão de seus direitos (que a principio não tinha)

2º – Para manter a herança dentro da tribo, foi determinado que as filhas só  deveriam casar-se com membros de sua própria tribo.

ATITUDE DE FÉ, DETERMINAÇÃO E CORAGEM DESTAS CINCO JOVENS.

Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza, se uniram, entraram em concordância, não temeram os homens, não se intimidaram diante das circunstancias, que a levavam a não terem direito a herança do pai, não permitiram que a timidez  tivesse domínio sobre elas, não  tiveram dúvidas,  medo, para irem até Moisés e  requisitar  os seus “direitos”.

Aprendemos uma lição com estas 5 jovens. Não devemos temer, mesmo diante das circunstâncias negativas que nos rodeiam, em  correr atrás dos nossos direitos,  não podemos desistir, de buscar aquilo que nos pertence. Diante das dificuldades, não podemos recuar, pois Deus nos garante a vitória . Ele vai a nossa frente e tira tudo que impede recebermos a nossa bênção.

Isaías 45:2 – Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortos; quebrarei as portas de bronze e despedaçarei os ferrolhos de ferro.

Quando deixamos Deus dirigir os nossos passos, e confiamos inteiramente nEle, as muralhas caem por terra. Aleluia!! Glória a Deus!!!

Josué 6.20 – Gritou, pois, o povo, tocando os sacerdotes as buzinas; e sucedeu que, ouvindo o povo o sonido da buzina, gritou o povo com grande grita; e o muro caiu abaixo, e o povo subiu à cidade, cada qual em frente de si, e tomaram a cidade.

As Filhas de Zelofeade, comparecem diante de Moisés, dos príncipes e de toda a congregação.

Que exemplo de coragem! Exemplos como estes, devemos aplicar  em nossas vidas.

Números 27.1-4

1  E chegaram as filhas de Zelofeade, filho de Héfer, filho de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, entre as famílias de Manassés, filho de José (e estes são os nomes de suas filhas: Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza);

2  e puseram-se diante de Moisés, e diante de Eleazar, o sacerdote, e diante dos príncipes e de toda a congregação, à porta da tenda da congregação, dizendo:

3  Nosso pai morreu no deserto e não estava entre a congregação dos que se congregaram contra o SENHOR na congregação de Corá; mas morreu no seu próprio pecado e não teve filhos.

4  Por que se tiraria o nome de nosso pai do meio da sua família, porquanto não teve filhos? Dá-nos possessão entre os irmãos de nosso pai.

Estas filhas tinham certeza, que seu pai não havia compartilhado da rebelião provocada por Corá, Datã e Abirão (Números 16).

MOISÉS, HOMEM SÁBIO, PRUDENTE,  PROFETA QUE TINHA INTIMIDADE  E COMUNHÃO COM DEUS, NÃO DEU RESPOSTA AQUELAS JOVENS, MAS LEVOU DIANTE DEUS O PROBLEMA. MOISÉS PODERIA MUITO BEM, RESPONDER PARA ELAS: VOCÊS SABEM QUE NÃO TÊM DIREITO. POR QUE ESTÃO REIVINDICANDO  ALGO QUE NÃO LHES PERTENCE? MOISÉS NÃO DECIDIU, NÃO BUSCOU NOS PRÍNCIPES E SACERDOTES A RESPOSTA,  MAS BUSCOU EM QUEM PODERIA RESOLVER COM JUSTIÇA. SIGAMOS TAMBÉM ESTE BELO EXEMPLO, DIANTE DAS SITTUAÇÕES,  AS QUAIS NÃO TEMOS CONDIÇÕES  PARA DECIDIRMOS , DEVEMOS BUSCAR A RESPOSTA  SOMENTE EM DEUS. PORQUE ELE É FIEL E NÃO FALHA NUNCA, ALELUIA!

QUANTAS INJUSTIÇAS  SÃO PRATICADAS PELO  HOMEM, POR NÃO BUSCAR  A DIREÇÃO DE DEUS.

Isaías 64:6 Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; e todos nós caímos como a folha, e as nossas culpas, como um vento, nos arrebatam.

Números2 7.5 – E Moisés levou a sua causa perante o SENHOR.

DEUS RESPONDE A MOISÉS

Números  27.6-11

6  E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:

As filhas de Zelofeade falam retamente; certamente lhes darás possessão de herança entre os irmãos de seu pai; e a herança de seu pai farás passar a elas.

Que privilégio para estas 5 irmãs!!

Posso imaginar a alegria e  regozijo de Moisés, ao transmitir a resposta para aquelas jovens:

Vocês falam retamente. Entendo que elas esperaram em oração a resposta  que Deus daria a Moisés.

Creio que entre aquelas irmãs, não havia contenda, não havia dissensão, todas pensavam a agiam em comum acordo.

Algumas perguntas:

Estamos falando corretamente? Quando agimos em grupo, contribuímos para a união ou desunião?

Estamos indo em busca daquilo que nos pertence?

Ou estamos nos conformando com a perda, com a derrota?

Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza, colocaram a fé em  ação.

Hebreus 11.1Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem.

Hebreus 11:6 – Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.

Alguns homens da tribo da descendência de Jose vão a Moisés para reclamar  sobre a  herança.

Observamos aqui algo tremendo. Quando  recebemos de Deus uma bênção, uma vitória, logo  se levantam  os invejosos,  aquelas pessoas egoístas, que nunca estão satisfeitas com a vitória do próximo, não foi diferente  com estas 5 irmãs.  Os homens foram até Moisés para reclamar, alegando que a herança deles ia diminuir, quando deveriam ficar felizes pela vitória das filhas de Zelofeade. ( afinal eram órfãos)

Salmos 68:5 –  Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus no seu lugar santo.

Jeremias 5:28 –  Engordam-se, alisam-se e ultrapassam até os feitos dos malignos; não julgam a causa dos órfãos, para que eles prosperem; nem julgam o direito dos necessitados.

Por isso é que devemos permanecer  em constante oração.

I Tessalonicenses  5:17 Orai sem cessar.

No caso destas 5 irmãos, foi um bem material, e  quanto a nossa salvação, somos advertidos:

Apocalipse 3:11 –  Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

O Diabo não brinca de ser Diabo, ele é feroz:

I Pedro 5:8 –  Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;

Para nosso conforto  e segurança , também está escrito:

Tiago 4:7 –  Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

Com a exposição destes versículos, não estou afirmando que estes homens  representavam o Diabo, claro que não, mas estou apenas fazendo um alerta, para  que eu e você sejamos vigilantes com tudo que Deus colocar em nossas mãos, sejamos zelosos e cuidadoso com a nossa  coroa, para que ninguém venha nos tomar.

Números 36.1-4

1  E chegaram os cabeças dos pais da geração dos filhos de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, das famílias dos filhos de José, e falaram diante de Moisés e diante dos maiorais, cabeças dos pais dos filhos de Israel.

2  E disseram: O SENHOR mandou dar esta terra a meu senhor por sorte em herança aos filhos de Israel; e a meu senhor foi ordenado pelo SENHOR que a herança do nosso irmão Zelofeade se desse a suas filhas.

3  E, casando-se elas com algum dos filhos das outras tribos dos filhos de Israel, então, a sua herança seria diminuída da herança de nossos pais e acrescentada à herança da tribo de quem forem; assim, se tiraria da sorte da nossa herança.

4  Vindo também o Ano do Jubileu dos filhos de Israel, a sua herança se acrescentaria à herança da tribo daqueles com quem se casarem; assim, a sua herança será tirada da herança da tribo de nossos pais.

MOISÉS OUVE AQUELES HOMENS E RESPONDE:

Números 36.5-13

5  Então, Moisés deu ordem aos filhos de Israel, segundo o mandado do SENHOR, dizendo: A tribo dos filhos de José fala bem.

6  Esta é a palavra que o SENHOR mandou acerca das filhas de Zelofeade, dizendo: Sejam por mulheres a quem bem parecer aos seus olhos, contanto que se casem na família da tribo de seu pai.

7  Assim, a herança dos filhos de Israel não passará de tribo em tribo; pois os filhos de Israel se chegarão cada um à herança da tribo de seus pais.

8  E qualquer filha que herdar alguma herança das tribos dos filhos de Israel se casará com alguém da geração da tribo de seu pai; para que os filhos de Israel possuam cada um a herança de seus pais.

9  Assim, a herança não passará de uma tribo a outra; pois as tribos dos filhos de Israel se chegarão cada uma à sua herança.

10  Como o SENHOR ordenara a Moisés, assim fizeram as filhas de Zelofeade.

11  Pois Macla, e Tirza, e Hogla, e Milca, e Noa, filhas de Zelofeade, se casaram com os filhos de seus tios.

12  Das famílias dos de Manassés, filho de José, elas foram mulheres; assim, a sua herança ficou na tribo da família de seu pai.

13  Estes são os mandamentos e os juízos que mandou o SENHOR pela mão de Moisés aos filhos de Israel nas campinas dos moabitas, junto ao Jordão, de Jericó.

Outro belo exemplo  que estas jovens  deixaram para nós. Foram obedientes a ordem que Moises recebera de Deus e transmitira a elas. Casaram-se com homens da sua própria tribo, permanecendo assim a herança entre eles. ( Elas não dividiram, mas somaram)

Assim devemos proceder. Quantas vezes recebemos de Deus uma bênção, e somos ingratos, não  lembramos de agradecer, ou  não cumprimos com o que nos foi ordenado por Deus, então vêm as conseqüências, pagamos caro por causa da nossa desobediência.

A HERANÇA DA MEIA TRIBO DE MANASSÉS

Josué 17.1-7

1  Também caiu a sorte à tribo de Manassés, porquanto era o primogênito de José. Maquir, o primogênito de Manassés, pai de Gileade, porquanto era homem de guerra, teve a Gileade e Basã.

2  Também os mais filhos de Manassés tiveram a sua parte, segundo as suas famílias, a saber, os filhos de Abiezer, e os filhos de Heleque, e os filhos de Asriel, e os filhos de Siquém, e os filhos de Héfer, e os filhos de Semida; estes são os filhos varões de Manassés, filho de José, segundo as suas famílias.

3  Zelofeade, porém, filho de Héfer, o filho de Gileade, filho de Maquir, o filho de Manassés, não teve filhos, mas só filhas; e estes são os nomes de suas filhas: Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza.

4  Estas, pois, chegaram diante de Eleazar, o sacerdote, e diante de Josué, filho de Num, e diante dos príncipes, dizendo: O SENHOR ordenou a Moisés que se nos desse herança no meio de nossos irmãos. Pelo que, conforme o dito do SENHOR, lhes deu herança no meio dos irmãos de seu pai.

5  E couberam a Manassés dez quinhões, afora a terra de Gileade e Basã, que está dalém do Jordão;

6  porque as filhas de Manassés no meio de seus filhos possuíram herança; e a terra de Gileade tiveram os outros filhos de Manassés.

7  E o termo de Manassés foi desde Aser até Micmeta

Após a morte de Moisés, houve a divisão  da terra, e mais uma vez estas  5 irmãs, foram diante  do sacerdote Eleazar e diante de Josué, lembrar que o Senhor  ordenou a Moisés  que lhes desse herança no meio dos irmãos. E eles cumpriram com o que foi ordenado por Deus.

ALELUIA!!

Gostaria de deixar aqui uma mensagem de ânimo, para você mulher que está lendo este estudo.

Não desiste da sua herança. Não desiste da sua bênção. Persiste em buscar  aquilo  que  lhe pertence.

Não diga que não tem mais esperança, não diga que está tudo perdido, de forma alguma. O que Deus  lhe prometeu, Ele é fiel e justo para cumprir. Ainda que pareça impossível,

Está escrito:

Lamentações 3.26

Bom é ter esperança e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR.

Lucas 1.37 -  Porque para Deus nada é impossível.

Ainda quero te lembrar, naquela época, as mulheres em Israel, sequer eram contadas, veja:

Êxodo 12:37 Assim, partiram os filhos de Israel de Ramessés para Sucote, coisa de seiscentos mil de pé, somente de varões, sem contar os meninos.

Também não contaram as mulheres.

Mateus 14:21 E os que comeram foram quase cinco mil homens, além das mulheres e crianças.

Na 1ª multiplicação dos pães e peixes, as mulheres não foram contadas.

Mateus 15:38 Ora, os que tinham comido eram quatro mil homens, além de mulheres e crianças.

Na 2ª multiplicação, também não foram contadas.

Porém Deus  honrou a mulher, escolhendo-a para gerar em seu  ventre, o Seu Filho Jesus Cristo, o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, o Salvador.

Maria foi uma Bem-aventurada

Lucas 1.45-48

45  Bem-aventurada a que creu, pois hão de cumprir-se as coisas que da parte do Senhor lhe foram ditas!

46  Disse, então, Maria: A minha alma engrandece ao Senhor,

47  e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,

48  porque atentou na humildade de sua serva; pois eis que, desde agora, todas as gerações me chamarão bem-aventurada.

Que privilégio!! Que honra!

Provérbios 15:33 O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e diante da honra vai a humildade.

Provérbios 18:12 Antes de ser quebrantado, eleva-se o coração do homem; e, diante da honra, vai a humildade.

DEIXO PARA TODOS QUE LERAM ESTE ESTUDO, NÃO SOMENTE PARA AS MULHERES:

REIVINDIQUE SUA HERANÇA, REIVINDIQUE SEUS DIREITOS, VÁ  DIANTE DO TODO PODEROSO, QUE ELE VAI ORDENAR A SUA BÊNÇÃO.

Deuteronômio 28:1 – E será que, se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra.

Isaías 1:19 Se quiserdes, e ouvirdes, comereis o bem desta terra.

www.neuzabaldini.com
www.youtube.com/user/Neuzabaldini
neuzaqbaldini@yahoo.com.br
neuzabaldini@superig.com.br

Tags:

 

© 2010 Luciano Santos | A Vitória é Nossa Pelo Sangue de Jesus diHITT - Notícias