Você está aqui: Home » Estudos Bíblicos » Batalha Espiritual – Efésios 6.10-20

Curta e Compartilhe este estudo em uma rede social!

 

 

Batalha Espiritual - Efésios 6.10-20
Mensagem: Na vida cristã há uma contínua batalha espiritual contras as forças espirituais do mal, e somente em Jesus Cristo – Sua Pessoa e obra, há vitória para todo o que n’Ele verdadeiramente crê.

Ef. 6.10-18 – Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, pois a nossa luta não é contra seres humanos , mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. “Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.”

“A ausência do temor a Deus, a perda de princípios morais absoluto, a aceitação e glorificação do pecado, o fracasso no lar, o desrespeito pela autoridade, a ilegalidade, a ansiedade, o ódio e o desespero, eis os sinais de uma cultura decadente. No hemisfério ocidental, já estamos vendo sociedades traumatizadas, abaladas por guerras, escândalos, inflação, profundamente cansadas de materialismo, todas elas desencantadas com a religião sem vida. Milhares e milhares de pessoas se voltam para o esotérico e o ocultismo, com o culto satânico, o controle da mente, a astrologia e outros sortilégios que o diabo utiliza para induzir os homens a se desviarem da verdade. É justo procurar respostas e soluções, mas é preciso fazê-lo no lugar certo, e esse lugar é nosso Senhor Jesus Cristo, que nos pode trazer liberdade e renovação espiritual” .

Precisamos diariamente orar pelos nossos lares (cônjuges, filhos, pais etc.), igreja etc. na certeza de que precisamos dos recursos divinos para vivermos vitoriosamente em Cristo.

Nossa luta não é contra “carne e sangue”, mas é uma batalha espiritual, e nesta batalha precisamos conhecer:

I. A realidade dos dois reinos
CL. 1.13 – Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado…

1. O reino das “trevas”
Reino sob o poder do Diabo e dos seus anjos.
Ef. 2.2 – Nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.
Ef. 6.12 – Pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.

2. O Reino da “luz”
Reino sob o domínio de Deus e Sua palavra.
Ef. 5.8,9 Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, “pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade”…
Onde o evangelho de Jesus Cristo é anunciado, crido e vivido alí temos a presença do Reino de Deus.

II. A Realidade do inimigo
“Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, pois a nossa luta não é contra seres humanos , mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais”.

“A nossa luta não é contra seres humanos, mas contra realidades cósmicas; nossos inimigos não são humanos mas demoníacos” .
A “luta” enfatiza a realidade do combate “corpo a corpo”.
São forças poderosas, malignas e astutas.

O inimigo age no âmbito da mente, da experiência e da conduta ou prática.

“Estou certo de que uma das principais causas das más condutas da igreja hoje é o fato de que o diabo está sendo esquecido. Tudo é atribuído a nós mesmos; todos nós temos chegado a ser por demais psicológicos em nossas atitudes e pensamentos. Ignoramos este grande fato objetivo, a existência do diabo, o adversário, o acusador, com seus dardos inflamados” .

Se há igrejas onde o diabo é o foco, há outras onde ele é esquecido. Jesus Cristo deve ser o nosso foco, mas o inimigo jamais deve ser ignorado.

1 Pe. 5.8, 9 “Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos“.
“O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar“, v.8.
Diabo “lit. <>, <>, frisando a prática de acusar Deus perante os homens (cf. Gn. 3), o homem perante Deus (Jó 1.9,10) e uns contra os outros” .

Conforme Paulo em 2 Co. 2.11 Satanás tem planos, tem estratégias, para nos derrotar e não podemos ignorar esta realidade espiritual.

Leiamos algumas passagens bíblicas que nos descrevem características, modos de agir e intenções do Diabo, o nosso inimigo:
1) Ele engana…
Ap. 12.9 – “O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados à terra”.

2) Ele acusa…
Ap. 12.9-O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados à terra.
Ver: 10-Então ouvi uma forte voz dos céus que dizia: “Agora veio a salvação, o poder e o Reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo, pois foi lançado fora o acusador dos nossos irmãos, que os acusa diante do nosso Deus, dia e noite.
Ver: 11-”Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; diante da morte, não amaram a própria vida.”

3) Ele tenta…   Mt.4.1 “Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo”.

4) Ele causa confusão e confunde…
Mt. 13. 37-42 “”Ele respondeu: “Aquele que semeou a boa semente é o Filho do homem. O campo é o mundo, e a boa semente são os filhos do Reino. O joio são os filhos do Maligno, e o inimigo que o semeia é o Diabo. A colheita é o fim desta era, e os encarregados da colheita são anjos. “Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim também acontecerá no fim desta era. O Filho do homem enviará os seus anjos, e eles tirarão do seu Reino tudo o que faz tropeçar e todos os que praticam o mal. Eles os lançarão na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes”.

5) Ele arrebata a palavra do coração…
Lc. 8.12 “As que caíram à beira do caminho são os que ouvem, e então vem o Diabo e tira a palavra do seu coração, para que não creiam não sejam salvos”.

6) Ele é o pai da mentira…
Jo. 8.44,45 “Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira. No entanto, vocês não crêem em mim, porque lhes digo a verdade!”

7) Ele oprime e escraviza…
At. 10.38 “Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo Diabo, porque Deus estava com ele”.
2 Tm. 2.25,26 “Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade, para que assim voltem à sobriedade e escapem da armadilha do Diabo, que os aprisionou para fazerem a sua vontade”.
Hb. 2.14, 15 “Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o Diabo, e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte”.

9) Ele perverte os caminhos do Senhor…
At. 13.10 “Filho do Diabo e inimigo de tudo o que é justo! Você está cheio de toda espécie de engano e maldade. Quando é que vai parar de perverter os retos caminhos do Senhor?”

Mas, como veremos no estudo quando falarmos sobre a “armadura de Deus”, em Cristo Jesus não devemos temer o inimigo, mas vivermos certos de que ele já foi derrotado e maior é o poder que está em nós. Vivamos em constante vigilância e perseverança no Espírito.

Ap. 12.9-11 – O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados à terra. Então ouvi uma forte voz dos céus que dizia: “Agora veio a salvação, o poder e o Reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo, pois foi lançado fora o acusador dos nossos irmãos, que os acusa diante do nosso Deus, dia e noite. “Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; diante da morte, não amaram a própria vida.”
1 Pe. 5.8-11 – Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. “Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos. O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces. A ele seja o poder para todo o sempre. Amém“.

Tags:

 

© 2010 Luciano Santos | A Vitória é Nossa Pelo Sangue de Jesus diHITT - Notícias