Você está aqui: Home » Adolescentes » Como Iniciar um Ministério de Adolescentes

Curta e Compartilhe este estudo em uma rede social!

 

 

MISSÃO: “TRAZER O MINISTÉRIO DE ADOLESCENTES E JUVENTUDE  DO EGOCÊNTRISMO PARA O ALTRUÍSMO, RESGATAR MINISTÉRIOS FALIDOS, RESSUSCITAR MINISTÉRIOS MORTOS, INICIAR NOVOS MINISTÉRIOS E EQUIPAR MINISTÉRIOS SÓLIDOS E SAUDÁVEIS.”

VISÃO: “PREPARAR UMA GERAÇÃO DE ADOLESCENTES E JOVENS PARA O COMBATE AOS CINCO GIGANTES ESPIRITUAIS QUE ASSOLAM A HUMANIDADE.”

CONTATOS E CONVITES PARA PALESTRAS, MENSAGENS E TREINAMENTOS DE LIDERANÇA:
ASSESSORIA MINISTERIAL:  Rodrigo Gonçalves
. E-mail: pistiscomunicacao@hotmail.com
. Telefone celular: (021) 7543-6685 – 24h
. Nextel: 123*49028 – 7809-2909
. Telefone comercial: (021)  3708 5705 – Segunda a Sexta  das 09h às 18h
. Telefone Pastor Luciano Malheiros: (021) 3273.9985 e (021) 8833-4568

QUERO COMEÇAR UMA UNIÃO OU MINISTÉRIO DE ADOLESCENTES?

POR ONDE COMEÇO?

Querido Líder,

A questão não é você, mas o que Deus irá realizar na vida das pessoas, através de você!Familia Malheiros – ore sempre por nós!

O Manual de culto, você já possui no tópico lá de cima, decore e deixe o Espírito Santo fluir em seu Ministério.

Penso, que hoje existem três tipos de líderes de adolescentes:

1.        O vocacionado;

2.        O que tem boa vontade;

3.        E o plantado.

Meu objetivo é levar você a se identificar e fazer alguns questionamentos acerca da sua liderança ou até mesmo da sua equipe, portanto, resumo as características dos três tipos de líderes citados da seguinte forma:

O vocacionado, é aquele que tem um fogo que nunca se apaga, está sempre inconformado com a situação dos adolescentes atuais, faz de tudo para salvar a vida de todos, mesmo que tenha que perder a sua.

O líder que tem boa vontade é aquele que apenas tem a unção de liderança, mas não domina o público alvo. Este tipo de líder precisa buscar ferramentas, pois sua dedicação é esgotável em relação a adolescentes.

O plantado é o tipo de líder da maioria das igrejas que possuem Ministério com adolescentes. Pastores e líderes, no desespero de salvar o seu rebanho teen, colocam à frente do grupo o primeiro que tem tempo, idade ou uma “pseudo” identificação com os adolescentes. Infelizmente esse tipo de líder não dura muito tempo, frustrando a si, aos outros e, em alguns casos, nunca mais exercem liderança. Talvez agora você entenda porque existem tantos ministérios de adolescentes falidos, falindo e apáticos pelo Brasil.

Espero que você tenha se identificado, pois a partir daqui, não tem mais volta. Colocou a mão no arado, por favor, vá até o final do campo a ser semeado.

Por onde começar?

. Faixa etária – Eu trabalho com adolescentes de 12 a 21 anos, sendo que invisto num trabalho intenso de transição, queremos que os adolescentes passem para a juventude com alegria e não com temor; afinal de contas, eles sempre viveram em grupo e agora são desafiados a viver em um mundo individual.

. Projeção para o público alvo – Você precisa definir o que você quer com os seus adolescentes, eles precisam saber onde você quer chegar com tudo isso. Para minhas ovelhas, em nosso primeiro contato, eu digo: “Meu pastorado na sua vida termina com a sua salvação em Cristo, sua realização na faculdade e profissão, e no dia do seu casamento.” Resumindo, projeto três coisas para a vida deles: Salvação, profissão e família. O que você projetará para o seu público alvo?

. Voluntários – Procure a sua volta pessoas que se importam com os adolescentes; existem muitas: pais, professores, idosos, jovens sonhadores… Monte o seu projeto. Se quiser uma idéia, você pode encontrar aqui mesmo no site o nosso projeto de 2009. Reúna os seus voluntários e estabeleça o programa de trabalho, alvos e programações.

Público Alvo – Nossa Igreja dividiu o Público Alvo em cinco: Comunidade, Multidão, Congregação, Comprometidos e Núcleo. Isso nos ajuda na hora de elaborar o Programa, pois assim temos definido que tipo de adolescentes queremos alcançar e o que podemos oferecer para atraí-los:

Comunidade – Adolescentes sem igreja que moram no bairro;

Multidão – Adolescentes que compareceram a algum programa da Igreja;

Congregação – Adolescentes que estão na Igreja, mas ainda não assumiram um real compromisso;

Comprometidos – Adolescentes comprometidos com os hábitos espirituais (orar, estudar a bíblia…),  mas não exercem um Ministério;

Núcleo – Adolescentes comprometidos que exercem o seu Ministério e voltam para a Comunidade a fim de alcançá-la.

Você não precisa copiar nossa metodologia, mas ela lhe dá a idéia de como funciona o Ministério de Adolescentes da Carioca. Esta metodologia nos fez ganhar tempo na elaboração de muitos programas.

. Ministérios – Descubra os talentos no meio da sua Igreja. NÃO comece um Ministério sem um líder.

. Programa de estudos – Escola Bíblica Dominical, Pequenos Grupos, Encontros, União de Treinamento… Todas essas coisas precisam estar funcionando no seu Ministério. Na atualidade, os adolescentes  estudam tudo o que você possa imaginar, infelizmente, a Bíblia é o que eles menos lêem. Isto precisa mudar, você concorda?

. Quantidade de adolescentes – Essa é uma preocupação constante nas Igrejas e na vida de líderes iniciantes. Fique tranqüilo, Deus está a frente! No ano de 1999, assumi um Ministério com 6 adolescentes, no fim do ano tínhamos 40, sendo que a Igreja tinha 120 membros, faça as contas. Eu planto, você rega, mas é Deus quem dá o crescimento. Não se preocupe com números, pois você sairá do foco e irá se frustrar. Mesmo que você tenha mil ovelhas, o seu bairro deve ter ainda umas nove mil a serem alcançadas. Confie no Senhor e trabalhe!

. Programas – Sente-se com sua equipe, os programas vão variar de acordo com a cultura dos bairros e cidades. Passe a pesquisar o gosto dos adolescentes na Internet; a galera que dirige o programa “Malhação” faz isto e, infelizmente, faz muito bem.

. Oração – Vigília com a liderança e com os Ministérios criados, este é o segredo! Orai sem cessar, este é o mandamento!

. Pais – Aprendemos que a relação é um triângulo, Você, os pais e o Senhor. Cultive isso, os pais são aliados, não inimigos. Hoje vivemos dias difíceis, não espere a gratidão dos pais, não julgue a forma de educação dos pais e se coloque sempre a disposição para ajudar. No final, quem manda são eles; somos apenas instrumentos de Deus para a vida dos filhos e nem todos os instrumentos são valorizados. Quem aguarda reconhecimento humano, está no Ministério errado. Lembre-se que a sua realização está no cumprimento daquilo que você projetou para as suas ovelhas.

. Atualize-se – As gerações passam e passam depressa. Você lia romances de pessoas normais se casando, hoje, eles admiram “vampiros” se relacionando com humanos. Procure Ministérios de sucesso…  eu estou sempre à procura de novidades, pois as minhas ovelhas são pessoas estudadas e estão sempre atrás de coisas novas. Não pare no tempo, como a maioria dos “líderes de boa vontade” e “plantados” faz. Faça cursos, troque informações, seja um verdadeiro líder de adolescentes.

. Sobre a sala dos adolescentes – Os adolescentes da Igreja Carioca não possuem sala desde a sua Plantação e mesmo assim realizamos coisas que você nem imagina. Não limite o seu Ministério a uma sala, se você foi presenteado com uma. Lembre-se: ali deve ser o lugar onde os adolescentes do seu bairro mais gostem de estar.

MODELO DE PROJETO ANUAL MINISTÉRIO DE ADOLESCENTES E JUVENTUDE

. PARA VER O PROJETO 2011, PRA MUDAR A HISTÓRIA! CLIQUE AQUI

PROJETO 2010, INESQUECÍVEL!.

Pr. Luciano Malheiros

Ministério de Adoração

Público Alvo: adolescentes da Comunidade

Objetivo:

. Trazer os adolescentes à adoração através da descoberta e aperfeiçoamento dos seus dons e talentos.

Estratégia:

. Construir um ambiente físico apropriado para ensaios, estruturado de acordo com os ministérios de adoração criados;

. Realização de cultos e programas onde sejam colocados em prática os dons e talentos.

Ministérios existentes:

. danças, louvor e teatro

Ministério de Comunhão

Público Alvo: Adolescentes da Multidão

Objetivo:

. Trazer os adolescentes à comunhão com Deus e com o seu próximo, através da vivência dos Pequenos Grupos e programas sociais.

. Parceria com o Ministério com Famílias, envolvimento com os pais e demais familiares .

Estratégia:

. Divisão de Pequenos Grupos por afinidade, levando em consideração o fator geográfico.

. Realização de Programas sociais, onde sejam incentivados o pastoreio mútuo e a amizade.

. Encontros e palestras com os Pais e responsáveis, com o tema da “adolescência”.

. Realização do Point Carioca – Programa Mensal

. Realização de um acampamento com pais e filhos;

Ministério de Discipulado

Público Alvo: Adolescentes da Congregação

Objetivo:

. Trazer os adolescentes à Maturidade Cristã através do estudo da Bíblia, das Classes da Visão com Propósitos e literaturas aplicadas nos Pequenos Grupos.

Estratégia:

. Quatro classes da Visão da Igreja divididas por domingo às 09h: Visão e Missão, Hábitos Espirituais, Ministério e Evangelismo.

. Estudos da Bíblia e literaturas nos Pequenos Grupos.

Ministério de Evangelismo

Público Alvo: Adolescentes Comprometidos

Objetivo:

. Capacitar, motivar e trazer os adolescentes à compreensão da Grande Comissão e do Grande Mandamento.

Estratégia:

. Plantação da Missão da Igreja Carioca em Vila Rosário – Duque de Caxias (RJ)

. Realização de projetos e viagens missionárias.

. Desenvolvimento e realização do Ministério com Estudantes.

. Realização de um acampamento com adolescentes “sem igreja”.

. Realização de 100 batismos de adolescentes.

Ministério de Serviço

Público Alvo: Adolescentes do Núcleo

Objetivo:

. Desenvolver as habilidades de servo, através da criação de inúmeros Ministérios de acordo com a necessidade ou chamado espiritual.

Estratégia:

. Criação de Ministérios de Suporte para os outros demais Ministérios.

. Treinamento e capacitação de excelência para os adolescentes envolvidos.

PLANO PEACE 2010

Combatendo os 5 gigantes globais

. Vazio Espiritual

Estratégia:

. Apresentações da Peça: “Apatia, conseqüências de uma vida sem Deus”.

. “Coolteen Bimestral” (culto dos adolescentes, com o tema direcionado na IBCarioca;

. Estudos direcionados ao tema nas Classes da Visão e Pequenos Grupos.

. Plantação da Missão da Igreja Carioca em 2010.

. Aconselhamento Pastoral e visitas aos adolescentes e seus pais em 2010..

. Liderança Egocêntrica

Estratégia:

. Apresentações da Peça: “Efeito Bumerangue”.

. Estudos direcionados ao tema nas Classes da Visão e Pequenos Grupos.

. Curso de Liderança de Adolescentes à Distância.

. Ferramentas online para Ministérios de Adolescentes do Brasil e do Mundo.

. Pobreza

Estratégia:

. Campanha para arrecadação de roupas de frio para os moradores de rua do Méier.

. Doenças

Estratégia:

. Criação, desenvolvimento e apresentação em ESCOLAS de Peças Informativas sobre: DST, Aids, Gravidez não planejada, Educação Bucal, Drogas…)

. Seminários “A saúde do Adolescente” com temas relevantes à saúde do adolescente e seus familiares.

. Realização Mensal do Programa “Mente Aberta”.

. Estudos direcionados ao tema nas Classes da Visão e Pequenos Grupos.

. Analfabetismo

Estratégia:

. Criação, desenvolvimento e apresentação da Peça: “O Opóbrio do Ocaso”.

. Estudos direcionados ao tema nas Classes da Visão e Pequenos Grupos.

. Planejamento em três anos dos seguintes Cursos: Alfabetização, Pré Técnico/Federal e Pré Vestibular.

Eventos Ponte de 2010

. Programa “Mente Aberta”

. Point Carioca

. Torneios esportivos;

. Formaturas de escolas, cursos e academias;

. Festival de Esquetes;

. Apresentação de Peças Teatrais;

. Acampamento com adolescentes “sem igreja”.

Programa de Trabalho Semanal:

Domingo:

09h – Classes da Visão da Igreja

10h – Celebração da Igreja Carioca

19h – Celebração da Igreja Carioca

Terça-feira: ESPAÇO CARIOCA DA ADOLESCÊNCIA

18:30h – Ensaio do Ministério de Louvor e Danças/ Programa “Mente Aberta”, Point Carioca

19h – Aula de Teatro

20:30h – Reunião dos Pequenos Grupos

Quinta feira:

19h – Aula de Teatro

lucianomalheiros@hotmail.com e 21 8833.4568

SOBRE O AUTOR:
Luciano, Daniela e Pedrinho

CURRICULO MINISTERIAL – CLIQUE AQUI

CONTATOS E CONVITES PARA PALESTRAS, MENSAGENS E TREINAMENTOS DE LIDERANÇA:
ASSESSORIA MINISTERIAL:  Rodrigo Gonçalves
. E-mail: pistiscomunicacao@hotmail.com
. Telefone celular: (021) 7543-6685 – 24h
. Nextel: 123*49028 – 7809-2909
. Telefone comercial: (021)  3708 5705 – Segunda a Sexta  das 09h às 18h
. Telefone Pastor Luciano Malheiros: (021) 3273.9985 e (021) 8833-4568

Fonte: Luciano Malheiros

Obrigado pela visita, volte sempre!

 

© 2010 Luciano Santos | A Vitória é Nossa Pelo Sangue de Jesus diHITT - Notícias