Você está aqui: Home » Estudos Bíblicos » Quem disse que o diabo e crente?

Curta e Compartilhe este estudo em uma rede social!

 

 

De um tempo para cá se tornou comum pessoas fazerem questão de dizer que não são crentes, porém cristãs. E uma grande parte, para se justificar, usam um refrão que também se tornou comum: “Crente até o diabo é.”
De fato esta mania me deixa bastante preocupado porque ser crente em Jesus Cristo é uma realidade pessoal necessária para a salvação e é incentivada por Jesus e ensinada na Bíblia.
No Novo Testamento a expressão grega que é traduzida por crente é pistos cujo significado principal é o que confia, que tem fé, que crê, que é fiel. É o antônimo de apistos, que significa aquele que é infiel, que é incrédulo. Em João 10:27 lemos do Senhor Jesus exortando o seu apóstolo Tomé a não ser incrédulo, porém crente e as palavras utilizadas são exatamente estas.
Daí vem a minha grande preocupação: Quem faz questão de dizer que não é crente, está dizendo que é incrédulo. Quantas pessoas que se dizem cristãs estão afirmando que são incrédulas! Mas como pode ser isto? Como pode um seguidor de Jesus Cristo não ser fiel a ele, não confiar nele, não ter fé nele? Impossível.
Se é impossível, não é bíblico. A Bíblia não se contradiz. Curioso, em certa ocasião quando um aluno de um dos Seminários onde lecionei fez esta afirmação em uma aula prática de Homilética, perguntei a ele onde encontrara tal afirmativa na Bíblia para levar para o púlpito com tanta ênfase. Ele me respondeu que Tiago escreveu a respeito em sua carta. Fomos procurar isto na carta de Tiago. Ele me apontou Tiago 2:19 onde se lê: “Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem.”
Logo de início se percebe que o texto não diz que o diabo é crente. Mostramos que crentes é tradução de pistos. E isto o texto não tem. Ora, se fôssemos aplicar o sentido de pistos no texto de Tiago, teríamos que dizer que o diabo confia em Jesus, que ele tem fé em Jesus e que ele é fiel a Jesus. Puro sacrilégio! Se isto acontecesse ele seria salvo!
O que o texto diz é que os demônios crêem que há um só Deus e isso não faz deles crentes de forma alguma. É claro que eles crêem. Eles foram criados por Deus e viveram nas esferas celestiais, com corpos celestiais, servindo diretamente a Deus. Eles vivem a realidade da existência de um só Deus. E por isso mesmo estremecem, tremem. Sabem do poder de Deus. O que Tiago está dizendo é que a fé não é somente saber da existência de um só Deus e que a prova disso é que os demônios não têm fé mas sabem que existe um só Deus.
Analisando o sentido da expressão grega pisteuo, traduzida por crêem, chegamos mais ainda a esta conclusão porque ela também significa acreditar, ter conhecimento de algum fato ou realidade, saber com convicção.
Alguns poderiam argumentar que é a mesma palavra utilizada por Jesus em João 3:16, quando afirmou que “Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” No entanto, Jesus a utilizou no sentido de confiar e não de saber. Quem confia entrega, quem sabe nem sempre entrega. Utilizando o método de substituição da palavra nos dois textos perceberemos melhor o que se deseja demonstrar:
Em Tiago 2:19 cabe perfeitamente a substituição da expressão “crêem” por “sabem”. Observe-se: “Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios sabem e tremem.” Mas em João 3:16 não cabe esta substituição. Observe-se também: “Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele saiba não pereça, mas tenha a vida eterna.” Não se encaixa de maneira alguma. Ninguém sabe nele. Só é possível saber dele. E saber dele não é ter fé nele.
Concluindo, podemos dizer com certeza bíblica que o diabo não é crente. Que ser crente é condição essencial daquele que tem fé em Jesus Cristo como Salvador e, para comprovar, deixamos abaixo alguns versículos bíblicos que assim o comprovam.
Atos 16:1 Chegou também a Derbe e a Listra. Havia ali um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia crente, mas de pai grego;
1 Coríntios 7:14 Porque o marido incrédulo é santificado no convívio da esposa, e a esposa incrédula é santificada no convívio do marido crente. Doutra sorte, os vossos filhos seriam impuros; porém, agora, são santos.
2 Coríntios 6:15 Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?
Gálatas 3:9 De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão.
1 Timóteo 5:16 Se alguma crente tem viúvas em sua família, socorra-as, e não fique sobrecarregada a igreja, para que esta possa socorrer as que são verdadeiramente viúvas.
1 Timóteo 6:2 Também os que têm senhor fiel não o tratem com desrespeito, porque é irmão; pelo contrário, trabalhem ainda mais, pois ele, que partilha do seu bom serviço, é crente e amado. Ensina e recomenda estas coisas.

Tags:

 

© 2011 Luciano Santos | A Vitória é Nossa Pelo Sangue de Jesus diHITT - Notícias